terça-feira, 15 de setembro de 2015



Hoje em dia, o principal negócio da CALOI é estimular e apoiar adultos e crianças na busca de uma vida saudável através de atividades físicas. Para a marca, responsável por introduzir a bicicleta no Brasil e que acabou virando sinônimo do veículo no país, vida saudável é uma atitude que associa atividades físicas com saúde mental, relacionamento humano, diversão, prazer e harmonia com a natureza. Esta atitude e a variedade de produtos que atende a ciclistas de todas as idades e estilos fazem da CALOI uma empresa líder de mercado.

A história
Em 1898, Luigi Caloi, um italiano cujo sonho era fazer a melhor bicicleta utilizando a tecnologia mais avançada que alguém pudesse imaginar na época, desembarcou no Brasil vindo da Itália juntamente com seu cunhado Agenor Poletti, um mecânico muito hábil. Abriram a Casa Poletti & Caloi, um estabelecimento que alugava, consertava e reformava bicicletas de corrida do Clube Atlético Paulistano em São Paulo. Quatro anos depois, Luigi se tornou representante exclusivo da fábrica italiana de bicicletas Bianchi no país. Em 1924, ele faleceu e a nova sociedade, agora chamada CASA IRMÃOS CALOI, formada por seus filhos, Henrique, Guido e José Pedro, durou pouco. Guido ficou sozinho com a empresa, que passou a ser conhecida como Casa Luiz Caloi.


Em 1942, as dificuldades de importação em virtude da Segunda Guerra Mundial obrigaram-no a produzir peças de reposição em um barracão no bairro do Brooklin. Anos mais tarde, em 1948, mesmo com a regularização das importações, a empresa agora chamada Indústria e Comércio de Bicicletas Caloi, manteve sua fabricação, passando a produzir suas próprias bicicletas no Brasil com a inauguração da primeira fábrica de bicicletas do país. Em 1953 ocorreu o lançamento da bicicleta Fiorentina, que tinha aro 26" (novidade para a época), freio a varão, bagageiro e vinha com uma utilíssima bolsa para ferramentas sob o selim, em couro. Em 1955 foi o ano em que o Sr. Guido Caloi faleceu, dando lugar à 3ª geração da família na direção da empresa, comandada pelo Sr. Bruno Antônio Caloi.


A bicicleta Berlineta dobrável lançada no final da década de 60, possuía aro 20 e se tornou moda nos anos 70 entre o público jovem. Suas características compactas, aliadas ao fato de ser dobrável, fizeram dela uma ótima opção para uso urbano. Tinha bagageiro na traseira e guidão alto, para o conforto do ciclista. Na década de 70 ocorreu a consolidação e expansão da marca no mercado brasileiro e internacional como sinônimo de bicicletas, além de várias novidades, como por exemplo, a famosa e inesquecível CALOI 10, com quadro baseado nas bicicletas Biachi San Remo. Era a primeira vez que um cidadão comum podia adquirir uma “bicicleta de corrida”, com 10 marchas. Outra novidade foi a CALOI BARRA FORTE, uma bicicleta robusta e resistente com quadro em aço carbono, desenvolvida para levar o ciclista com segurança e conforto, que se tornou referência histórica no segmento de transporte no país. Pouco depois surgiu CALOI JOVEM com aro 24".


Com tantas novidades e o aumento de demanda por suas bicicletas, no ano de 1975, em franca expansão, a CALOI inaugurou mais uma fábrica no país. Localizada em Manaus, a nova unidade industrial destinava-se à produção de bicicletas de alto valor agregado. No final desta década foi à vez da CALOI CECI, primeira bicicleta feminina do mercado brasileiro. A cestinha na dianteira sempre foi a marca registrada deste modelo. O comercial de televisão desta bicicleta trazia a atriz Bruna Lombardi como garota propaganda.


No início da década de 80, o lançamento da CALOI CROSS EXTRALIGHT marcou a chegada do BMX ao Brasil. As rodas eram no tamanho 20" com pneus biscoito. As partes de alumínio da CALOI CROSS eram coloridas (fato inédito na época) e tinha rotor na caixa de direção. Essa bicicleta marcou uma geração de milhões de meninos brasileiros. Inovações no design e na funcionalidade das bikes continuaram a conquistar cada vez mais clientes, inclusive nos Estados Unidos, onde a CALOI inaugurou uma subsidiária em 1990, localizada em Jacksonville, no estado da Flórida. Outro importante fato para sua expansão internacional nesta época foi o patrocínio ao heptacampeão do Tour de France, o americano Lance Amstrong, na equipe Motorola/Caloi. Até a abertura do mercado brasileiro, em 1992, a CALOI tinha como única concorrente a Monark. As duas se alternavam na liderança das vendas, mas fim da década de 80, a empresa consolidou sua vantagem e chegou ao recorde de produção de 2.2 milhões de unidades. Depois da abertura, o mercado do pedal ficou muito mais competitivo e a CALOI passou a enfrentar grandes problemas. Mesmo com uma situação financeira delicada, em 1997 expandiu seus negócios, ingressando no segmento de HOME FITNESS, com o lançamento de uma linha de equipamentos de ginástica com esteiras e bicicletas ergométricas. Em pouco mais de cinco anos, a CALOI assumiu a liderança de mercado no segmento home fitness e reafirmou sua posição de liderança no mercado de bicicletas.


A empresa foi dirigida pela família Caloi até o ano de 1999, quando esta vendeu a maioria acionária para Edson Vaz Musa, respeitado administrador de empresas e ex-presidente da Rhodia no Brasil. A partir de então, a CALOI partiu para um novo desafio: ser sinônimo de bicicletas e também de fitness, agregando saúde, esporte e lazer à marca. Em 2006, a CALOI inaugurou uma moderna fábrica em Atibaia, desativando a antiga unidade da Avenida Guido Caloi. No ano seguinte a CALOI passou a vender suas bicicletas também pela Internet. Líder de mercado, em 2008 a CALOI comemorou 110 anos comercializando mais de 700 mil bicicletas e 100 mil unidades de aparelhos para home fitness, e lançando um novo posicionamento da marca com o slogan “Caloi. Movimentando a Vida”.

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