terça-feira, 30 de setembro de 2014

Bom dia !

Já que está chovendo mesmo, vamos aproveitar a manhã de hoje para adquirir um pouco mais de conhecimento acerca do rendimento das bikes conforme o tamanho dos aros.
Entre as 3, a aro 26 possui normalizando sempre o mesmo tamanho, dentro do mesmo modelo e fabricante, o menor stack e maior reach, depois vem a 27,5 que ganha um pouco mais de stack e diminui um pouco o reach e depois a 29 que ganha ainda mais stack e diminui um pouco mais o reach. Isso não tem nada a ver com a balela do tamanho do tubo da direção, e sim a que altura e distância o fabricante montou ele, em relação a caixa de centro. Mas e o ângulo de tubo de selim e blá, blá, blá….. quando fazemos essa comparação pelo stack e reach, estamos normalizando o tubo de selim e comparando a parte do quadro que realmente deve ser comparada, e mais, que não pode ser modificada.

                                            ÂNGULO DE ATAQUE AOS OBSTÁCULOS
                                               Quanto menor o ângulo de ataque, melhor!


26″ = x (controle)
27,5″ = -4%
29″= -6%

A roda 29″ ultrapassa os obstáculos com maior facilidade e segurança. A diferença entre a performance da roda 27,5″ e da 29″ é de apenas 2%!

                                           DINÂMICA DE ACELERAÇÃO VS INÉRCIA
                                                 Quanto maior a roda, maior é a energia!


26″ = x (controle)
27,5″= +1,5%
29″ = +3,6%

A roda 29″ consome mais 3,6% de energia no arranque, mas acumula maior energia cinética em movimento. A roda 27,5″ consome menos 2,1% de energia do que a 29″.

                                                                    PESO GLOBAL
                                                          Quanto menor o peso, melhor!

26″ = x (controle)
27,5″ = +5%
29″ = +12%

A roda 27,5″ é 5% mais pesada do que a 26″ e 7% mais leve do que a 29″.
A roda 29″ é 12% mais pesada do que a 26″.

                                         ÁREA DE CONTATO DO PNEU / CONFORTO:
                                     Quanto maior a área de contato do pneu com o solo, melhor!
26″ = 6 cm
27,5″ = 8cm
29″ = 9cm

A roda 29″ tem a maior área de contato com o terreno! A diferença da 27,5″ para a 29″ é de apenas 1cm.

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Artigo: Marcelo Rocha
Fonte: praquempedala.com.br



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